top of page

A sua qualidade de vida é afetada pelo seu intestino

Você sabia que sintomas gastrointestinais são relatados por dois terços das mulheres brasileiras, o que significa que pouco mais de 40 milhões de mulheres adultas sofrem desse tipo de sintoma no Brasil? Isso é, mais ou menos, 20% da população de todo o país, 2 em cada 3 mulheres adultas. Esse número é gigantesco e precisamos entendê-lo.

Se tantas mulheres sofrem com sintomas e até distúrbios intestinais, podemos imaginar que a percepção da qualidade de vida delas está seriamente afetada, porque pense comigo, é possível estar de bem com a vida, feliz e saltitante estando constipada? Definitivamente não. Mas a percepção da qualidade de vida ou a percepção do bem estar não se refere somente à saúde física e ao “sentir-se bem”, se refere a uma consciência que envolva saúde mental e emocional, além de oportunidades para progredir em direção a melhores condições de vida.

Dessa maneira, olhar para um indivíduo isoladamente não é o suficiente para entender o que acontece naquele sujeito, nem do ponto de vista fisiológico, e tão pouco no que se refere a questões subjetivas como a sensação de bem estar ou a percepção de qualidade de vida. Questões sociais, econômicas e culturais determinam as relações do indivíduo com o mundo, com o alimento, com o seu próprio corpo e, além disso, são fatores determinantes para um bom ou mau funcionamento dos sistemas do corpo humano. Já existem estudos que relacionam o cérebro diretamente com o intestino, comprovando que um influencia diretamente o outro. Portanto, podemos e devemos pensar esse corpo como um universo, vasto, complexo e constituído de relações de interdependência, porque são justamente essas relações que produzem variáveis tão peculiares, tão únicas, tão características dos seres humanos.

O funcionamento do seu intestino é consequência de uma série de fatores objetivos e subjetivos, vamos juntas buscar entender, definitivamente não estamos sozinhas.



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page