top of page

Você sabe o que é a Ortorexia?

Atualizado: 13 de jul. de 2021

Ortorexia é um termo que define a obsessão pela alimentação saudável. 🥗


🙅🏻‍♀️As pessoas com ortorexia evitam sal, açúcar, gorduras trans, corantes, conservantes, glúten, laticínios transgênicos e alimentos com agrotóxicos ou pesticidas. E não só composição da comida que preocupa: a forma de preparo também deve ser a mais saudável possível. Em algumas práticas ortoréxicas, alimentos crus não são aquecidos acima de 44º graus pois preservariam suas enzimas, benéficas a saúde. Muitas vezes, carne e outros itens de origem animal podem ser cortados da dieta.


🤷🏻‍♀️E o que há de errado nisso? Na verdade, ter hábitos de consumo de alimentos mais limpos deveria ser seguido e estimulado , mas quando esse comportamento compromete sua vida social e saúde mental, torna-se preocupante!


🤦🏻‍♀️E embora motivada pelo desejo de alcançar uma saúde excelente, a ortorexia pode levar a deficiência de nutrientes e complicações médicas graves. Quando a dieta se torna extremamente restritiva, excluindo nutrientes essenciais para o organismo surgem deficiencias nutricionais, perda de peso, queda de cabelo, unhas quebradiças e problemas intestinais são algumas das consequências.


Como identificar?

🔹Você gasta a maior parte do seu tempo pensando, escolhendo ou preparando seus alimentos a ponto de interferir no seu cotidiano e vida social?

🔹Sente-se culpado, ansioso ou impuro ao consumir alimentos que não considera saudável?

🔹Sua alegria, segurança e autoestima senso de paz vem diretamente do que você come?

🔹Você gostaria de relaxar quanto as escolhas alimentares diante de eventos (aniversário e casamentos), mas acha que não pode?

🔹Você tem eliminado cada vez mais alimentos e restringindo suas opções em busca de uma alimentação saudável?

🔹Suas escolhas alimentares te fez perder muito peso ou te causou queda de cabelo, problemas cutâneos ou amenorreia?

Observe seus comportamentos. Se identifica com algum? Comenta aqui! 👇🏼

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page