Você tem o hábito de beliscar?
top of page
  • Foto do escritorILKA

Você tem o hábito de beliscar?

O comportamento de beliscar e fazer pequenos lanchinhos - mesmo sendo alimentos que são ditos saudáveis, como por exemplo: castanhas, cenourinhas, queijos, chocolates ou até mesmo frutas - é um comportamento que prejudica bastante o processo de emagrecimento. Podemos trabalhar sob uma ótica que não seja o simples olhar para a comida em si, mas o que está acontecendo na sua vida para que esse hábito tenha virado uma necessidade pra você?


Por exemplo:

Você está entediada e acaba por usar a comida como uma maneira de distração, de ter algo para se fazer; outras vezes a vontade de beliscar surge atrelada a um determinado medo. Quando se está ansiosa ou com medo (e estamos vivendo um período instável, tenso e com várias questões que fogem ao nosso controle), o hábito de beliscar surge como uma maneira de neutralizar essas emoções. Às vezes, você pode estar beliscando por motivos de cansaço ou carência. São inúmeros os motivos pelos quais recorremos à comida.


Como resolver?

Se você começar a perceber que está usando a comida pra aplacar o tédio, você tem duas opções: ou procurar outra coisa pra fazer e lidar com o tédio (leitura, séries, organizar algo, até mesmo um skin care. Ações produtivas!), ou simplesmente assumir que está entediada e que tudo bem estar assim, oras!


A questão é que quando você entende o que está acontecendo, isso te dá muito mais poder de ação. Fica bem mais fácil mudar algo que você já sabe que acontece e, principalmente, por qual motivo acontece.


Você pode fazer esse movimento de forma consciente, se isso for um comportamento recorrente e você estiver em busca de emagrecimento. É hora de observar o que está acontecendo na sua vida que está te conduzindo por esse caminho.


Então me conta: Você tem o hábito de beliscar? Em que situações você se vê fazendo isso? Texto escrito por: Iria Amorim - Nutricionista do TIME ILKA.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page