Fazendo as pazes com a comida.
top of page
  • Foto do escritorILKA

Fazendo as pazes com a comida.

Como está sua relação com a comida? É de paz ou uma luta sem fim? O comer intuitivo é uma técnica capaz de nos ajudar a melhorar nossa relação com a comida e com o nosso corpo. Ele é estruturado em 10 princípios e um dos que acho mais interessante é o “fazer as pazes com a comida!”

Fazer as pazes com a comida é aprender a diminuir os julgamentos e observar os alimentos com o mesmo peso, desconstruindo a ideia de alimentos bons e ruins, permitidos e proibidos. Para algumas pessoas, esse é um princípio bem desafiador, afinal, vivemos num mundo bombardeado de informações de dietas que nos ensinam a ter medo de alguns alimentos e só escolher o que é visto como “saudável”, esquecendo completamente o prazer em comer.

Quem faz dietas com frequência sabe bem do que estou falando. O tempo todo saem novas promessas milagrosas para emagrecer e cada vez mais alimentos são taxados como milagrosos e outros como os vilões do momento.

Fazer as pazes com a comida não é comer sem controle ou sem avaliação como muitos pensam, na verdade, é aprender a comer desconstruindo os julgamentos, os medos e as angústias com a comida. É comer respeitando nossos sinais internos de fome e saciedade, além disso, é aprender a respeitar nossas vontades e preferências alimentares.

Não é positivo classificar as comidas como “mais ou menos saudáveis” ou que “deveriam ou não ser consumidas”. É importante dar um peso igual para todos os alimentos (tomate, bolo, banana, pizza, manga...), pois só assim é possível que a escolha seja verdadeiramente baseada nas nossas necessidades e vontades.


Mas quando pensamos em comer de forma “livre”, quebrando os julgamentos e se permitindo comer o que gosta, é inevitável vir um medo: “não vou conseguir me controlar”, “se eu não tiver uma dieta eu vou comer demais”. Por isso, um acompanhamento com abordagem comportamental da nutrição pode ajudar a enfrentar esses medos e encontrar o equilíbrio nas escolhas, desenvolvendo uma relação de paz e conforto com a comida! Autora: Ana Carolina Rodrigues - Nutricionista do TIME ILKA.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page